Etapas de Desenvolvimento em Crianças e Jovens: reconhecer as principais características das perturbações de desenvolvimento

Duração: 40 horas

 

Datas de realização: Disponível brevemente

 

Destinatários:

Pais/Cuidadores, Educadores/Professores, Professores de Educação Especial, Psicólogos, Assistentes Operacionais e outros interessados pela temática.

 

Enquadramento do Curso:

O ambiente social e as relações interpessoais são particularmente relevantes para a compreensão dos determinantes do comportamento humano. O ser humano é, por natureza, social, e tem a capacidade de, desde os primeiros dias de vida, exibir e originar interações sociais. Assim, desde o nascimento, o envolvimento social em termos da qualidade dos relacionamentos interpessoais é fundamental para o desenvolvimento normativo.

Objetivo geral:

Identificar, com sucesso, problemas de desenvolvimento nas crianças e jovens, com apoio do material e exercícios fornecidos pelo formador.

 

Objetivos Específico:

No final da formação os/as formandos/as serão capazes de:

  • Diferenciar os processos desenvolvimentais normativos e não normativos e as respetivas implicações psicossociais.
  • Identificar as principais características das perturbações do desenvolvimento.
  • Reconhecer as características de síndromes genéticas e de multideficiência.

 

Conteúdos Programáticos:

  • Módulo 1: Marcos Evolutivos do Desenvolvimento
  • Desenvolvimento de crianças e jovens
  • Desenvolvimento físico e psicomotor
  • Desenvolvimento cognitivo
  • Desenvolvimento da linguagem
  • Desenvolvimento sócio-afetivo
  • Módulo 2: Perturbações do desenvolvimento
    • Conceito e causas
    • Incapacidade intelectual
    • Perturbação da linguagem
    • Perturbação do espectro do autismo
    • Hiperatividade e défice de atenção
    • Perturbações motoras
    • Implicações na funcionalidade
  • Módulo 3: Paralisia cerebral
    • Conceito
    • Causas
    • Sintomas/Sinais de alerta
    • Tipos de Paralisia Cerebral
    • Consequências
    • Tratamento
  • Módulo 4: Trissomia 21
    • Conceito
    • Causas
    • Diagnóstico
  • Módulo 5: Multideficiência
    • Conceito
    • Características e implicações na funcionalidade

 

Formadora: Carla Júlio

Mestre em Psicologia do Desenvolvimento, Pós-Graduada em Psicologia do Desenvolvimento e em Psicogerontologia e licenciada em Psicologia Clínica. Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos

Consultas de Psicologia Clínica e educacional a crianças, jovens, adultos e idosos-Avaliação e Intervenção

Formadora

Psicóloga numa equipa do Rendimento Social de Inserção (Técnica Superior de Gestão de Processos)

Professor Vigilante na Universidade Católica Portuguesa

 

Forma de Organização

Curso em regime de Ensino a Distância online (E-learning). O curso funciona em modo assíncrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo do curso. O Curso desenvolve-se ao longo de 4 semanas, estando organizado em Módulos, sequenciais. Considera-se que os Formandos terão uma carga de trabalho total de 25 Horas.

 

Metodologias de formação

Todo o Curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), assíncrono, na Plataforma Informática Moodle das Obras Sociais de Viseu, Lda., através de uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao formando/a ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes.

O Curso apoiar-se-á nas interações diversificadas possibilitadas pela Plataforma Informática Moodle (Fóruns, Decisões, Testes, Vídeos, Hiperligações, entre outras).

Em cada Módulo será criado um Fórum de Discussão moderado pelo Formador e que permanecerá aberto ao longo de todo o Curso. Nestes espaços, o Formador lançará desafios/perguntas aos Formandos/as, a que estes devem responder com base nos diferentes recursos disponibilizados pelo/a Formador/a, informação recolhida pelos próprios Formandos/as (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais.

No final de cada Módulo e no final do Curso, o/a Formador/a disponibiliza aos Formandos/as E-atividades (E-atividades Formativas e E-atividade Final, respetivamente) que estes devem realizar no prazo proposto e submeter no local indicado da Plataforma Informática Moodle.

A leitura e a reflexão individual deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem.

O acompanhamento a prestar pelo/a Formador/a é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através dos Fóruns de Discussão abertos nos diversos Módulos e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível na Plataforma Informática Moodle.

Critérios e Metodologias de avaliação

O curso é avaliado de forma contínua e formativa. Esta avaliação é realizada ao longo do Curso, baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando nos Fóruns de Discussão e na realização da E-actividades propostas que podem assumir a forma de testes ou trabalhos.

Certificação

O/a formando/a terá acesso a um Certificado de Formação emitido no SIGO.

Inscrição Valor

90€ para público em geral

76,5€ para Associados das Obras Sociais Viseu e antigos formandos/as

* Para inscrições de 2 formandos/as em simultâneo, desconto de 15% sobre o valor final de cada inscrição.

 

 

Pré-inscrição

As Obras Sociais garantem a confidencialidade no tratamento dos seus dados.
A informação por si disponibilizada não será partilhada com terceiros e será utilizada apenas para fins diretamente relacionados com as ações de formação em que se inscrever.

    DADOS PARA EMISSÃO DA FATURA/RECIBO

    Autorizo a utilização dos dados disponibilizados neste formulário, para efeitos da participação na formação mencionada (contacto com os formandos, disponibilização de materiais pedagógicos e emissão/envio do certificado de participação) (obrigatório)

    Acompanhe formação obras sociais facebook

    Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

    The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

    Close