ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR (AEC)

As Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC) inserem-se numa estratégia alargada de articulação entre o funcionamento da escola e a organização de respostas sociais no domínio do apoio à família. Esta estratégia assenta em três grandes vertentes:


• Atividades de Animação e de Apoio à Família na Educação Pré-Escolar (AAAF);


• Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC);


• Componente de Apoio à Família no 1.º ciclo do Ensino Básico (CAF)

CONSIDERA(M)-SE:

AAAF as que se destinam a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e ou depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção destas atividades;

 

AEC no 1.º ciclo do ensino básico as atividades de carácter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural que incidam, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia da educação;

 

CAF o conjunto de atividades destinadas a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico antes e ou depois das componentes do currículo e das AEC, bem como durante os períodos de interrupção letiva.

 

 

Finalidades das Atividades de Enriquecimento Curricular

 

Cada criança deve ter as suas “múltiplas inteligências” estimuladas todas os dias. Tal desiderato será potenciado através da participação nas AEC, complementando as componentes do currículo.  As AEC visam alcançar os objetivos seguintes:

 

  • Reforçar competências chave para a promoção do sucesso escolar dos alunos;
  • Estreitar as relações entre a escola, as famílias dos alunos e a comunidade local, indo ao encontro das suas necessidades e potencialidades;
  • Promover a ligação da escola com o meio, a solidariedade, o voluntariado e a dimensão europeia na educação.
  • Reforçar um contexto de educação bilingue onde os alunos possam desenvolver múltiplas competências transversais e melhorar a comunicação numa segunda língua (Inglês).
  • Promover a prática desportiva e as expressões artísticas, complementando a atividade curricular;
  • Potenciar a descoberta de vocações e o desenvolvimento de competências empreendedoras, indo ao encontro dos interesse e potencialidades de cada aluno.
  • Concretizar os princípios da prioridade política para os jovens da Europa: “Aprender para o Bem-estar”

Alguns Exemplos de Atividades de Desenvolvimento Curricular

ATIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA (AFD)

Educação Psicomotora; Aquisição de Regras e Normas Competitivas; Prática Desportiva; Estilo de Vida Saudável.

 

Objetivos

  • Desenvolver as capacidades motoras dos alunos;
  • Melhorar a realização das habilidades motoras nos diferentes tipos de atividade, conjugando as suas iniciativas com a ação dos colegas e aplicando corretamente as regras;
  • Promover o desenvolvimento integral do aluno, numa perspetiva interdisciplinar, de modo a favorecer o reforço da oferta educativa;
  • Fomentar a aquisição de hábitos e comportamentos de estilos de vida saudáveis que se mantenham na idade adulta, contribuindo para o aumento dos índices de prática desportiva;
  • Fomentar o espírito desportivo e do fair-play, no respeito pelas regras das atividades e por todos os intervenientes;
  • Estimular a tomada de consciência para a fruição da natureza numa perspetiva da sua preservação.

MÚSICA

Interpretação e Comunicação Musical; Perceção Sonora e Musical; Cultura Musical

 

Objetivos

  • Desenvolver competências de discriminação auditiva abrangendo diferentes códigos, convenções e terminologias existentes nos mundos da música;
  • Desenvolver competências vocais e instrumentais diversificadas, tendo em conta as diferentes épocas, estilos e culturas musicais do passado e do presente;
  • Desenvolver competências criativas e de experimentação;
  • Desenvolver competências transversais no âmbito da interligação da música com outras artes e áreas do saber;
  • Desenvolver o pensamento musical.

INGLÊS

Diversidade linguística e cultural, relação positiva com a língua, cultura inglesa

 

Objetivos

  • Sensibilizar para a diversidade linguística e cultural;
  • Promover o desenvolvimento da consciência da identidade linguística e cultural através do confronto com a língua estrangeira e a (s) cultura (s) por ela veiculada(s);
  • Fomentar uma relação positiva com a aprendizagem da língua;
  • Fazer apreciar a língua enquanto veículo de interpretação e comunicação do/com o mundo que nos rodeia;
  • Promover a educação para a comunicação, motivando para valores como o respeito pelo outro, a ajuda mútua, a solidariedade e a cidadania;
  • Contribuir para o desenvolvimento equilibrado das capacidades cognitivas e sócioafectivas, culturais e psicomotoras da criança;
  • Proporcionar experiências de aprendizagem significativas, diversificadas, integradoras e socializadoras;
  • Favorecer atitudes de autoconfiança e de empenhamento no saber-fazer;
  • Estimular a capacidade de concentração e de memorização;
  • Promover o desenvolvimento de estratégias de aprendizagem;
  • Fomentar outras aprendizagens.

IOGA

Autoestima; Concentração; Desenvolvimento Emocional

 

 Objetivos

  • Preservar e desenvolver a sua flexibilidade;
  • Explorar a sua imaginação e criatividade;
  • Consolidar o desejo de sabedoria (o que pode melhorar extraordinariamente o seu rendimento escolar, uma vez que o ioga treina e desenvolve a concentração continua);
  • Obter forte base ética e moral de respeito por si e pelo próximo;
  • Preparação para lidar com as adversidades do dia a dia (agressividade, desafios, competição), mantendo sempre um emocional positivo;

Se pretender candidatar-se, use os contactos abaixo.

Obras Sociais Viseu

https://obrassociaisviseu.pt

aecobrassociaisviseu@gmail.com

232 414 908

Acompanhe o apoio à família no facebook

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

Close