CONSIDERA(M)-SE:
AAAF as que se destinam a assegurar o acompanhamento das crianças na educação pré-escolar antes e ou depois do período diário de atividades educativas e durante os períodos de interrupção destas atividades;
AEC no 1.º ciclo do ensino básico as atividades de carácter facultativo e de natureza eminentemente lúdica, formativa e cultural que incidam, nomeadamente, nos domínios desportivo, artístico, científico e tecnológico, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia da educação;
CAF o conjunto de atividades destinadas a assegurar o acompanhamento dos alunos do 1.º ciclo do ensino básico antes e ou depois das componentes do currículo e das AEC, bem como durante os períodos de interrupção letiva.
Finalidades das Atividades de Enriquecimento Curricular
Cada criança deve ter as suas “múltiplas inteligências” estimuladas todas os dias. Tal desiderato será potenciado através da participação nas AEC, complementando as componentes do currículo. As AEC visam alcançar os objetivos seguintes:
- Reforçar competências chave para a promoção do sucesso escolar dos alunos;
- Estreitar as relações entre a escola, as famílias dos alunos e a comunidade local, indo ao encontro das suas necessidades e potencialidades;
- Promover a ligação da escola com o meio, a solidariedade, o voluntariado e a dimensão europeia na educação.
- Reforçar um contexto de educação bilingue onde os alunos possam desenvolver múltiplas competências transversais e melhorar a comunicação numa segunda língua (Inglês).
- Promover a prática desportiva e as expressões artísticas, complementando a atividade curricular;
- Potenciar a descoberta de vocações e o desenvolvimento de competências empreendedoras, indo ao encontro dos interesse e potencialidades de cada aluno.
- Concretizar os princípios da prioridade política para os jovens da Europa: “Aprender para o Bem-estar”