18 Dez PRESIDENTE DAS OBRAS SOCIAIS VISEU INTEGRA COMITIVA DE LÍDERES COMUNITÁRIOS EM BRUXELAS
PRESIDENTE DAS OBRAS SOCIAIS VISEU INTEGRA COMITIVA DE LÍDERES COMUNITÁRIOS EM BRUXELAS
O Presidente das Obras Sociais Viseu, José Carreira, integrou a comitiva de Líderes Comunitários, a convite da Representação da Comissão Europeia em Portugal.
Nos dias 9 e 10 de dezembro, o grupo constituído por líderes de opinião, empreendedores sociais e ativistas, participou em diversas reuniões de trabalho dedicadas a temas como: “Juntos mais fortes: o que é a União Europeia e como impacta a minha vida?”; “Oportunidades Europeias para os jovens: Erasmus+ e Corpo Europeu de Solidariedade”; “A política de migração e de asilo da CE”; “A política de alargamento da EU”.
“Sou um europeísta convicto. Foi um privilégio integrar o grupo de Líderes Comunitários, no ano em que foi assinado o Pacto Conjunto para o Diálogo Social na Europa, pela Comissão Europeia e os parceiros sociais (organizações de trabalhadores e empregadores). Destaco o objetivo de Promover a Justiça Social: Alinhar as políticas com o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, incluindo condições de trabalho equitativas e proteção social.” (José Carreira, Presidente das Obras Sociais Viseu)

Grupo de Lideres Comunitários, na Comissão Europeia
A comitiva teve também a oportunidade de visitar o “Centro Experience Europe”, a exposição interativa da Comissão Europeia, situada no coração do bairro europeu em Bruxelas. A visita permitiu perceber melhor como funciona a Comissão e explorar os valores da EU.

Centro de exposições «Experience Europe»

José Carreira, Presidente das Obras Sociais Viseu
José Carreira destaca o seguinte:
– 88% dos cidadãos consideram que uma Europa social é importante para eles pessoalmente.
– 54% dos cidadãos acredita que haverá uma Europa mais social até 2025.
– A QUALIDADE DE VIDA é vista como a prioridade social mais importante para a EU.
Sinto um enorme orgulho em dirigir uma instituição, as Obras Sociais Viseu, que contribui, esta é a sua Missão, para a Qualidade de Vida da Comunidade, promovendo a longevidade feliz das pessoas, ao longo do seu percurso de vida, promovendo, na comunidade em que nos inserirmos, a saúde, a segurança, a participação e a aprendizagem, potenciando a autonomia, a não discriminação e a inclusão.”


Obra de arte — Unidos na diversidade A escultura é uma alegoria da transparência e de um futuro brilhante. Trata-se de uma obra de cariz ecológico do arquiteto belga Marcos Alvarez, constituída por 27 tubos espelhos cúbicos diferentes e 97 tubos de resina acrílica reciclável a 99 %, na forma do Berlaymont, que é o símbolo visual do Centro.