07 Nov COMUNIDADE DE CUIDADOS: BOAS PRÁTICAS AO SERVIÇO
As OBRAS SOCIAIS DE VISEU em parceria com CENTRO DE APOIO SOCIAL (CAS) de VISEU do INSTITUTO DE AÇÃO SOCIAL DAS FORÇAS ARMADAS (IASFA) lançam um convite a toda a comunidade. Junte-se a nós e participe no seminário “Comunidade de Cuidados: Boas Práticas ao Serviço”, espaço de reflexão sobre o papel das organizações e de cada um (a) de nós na criação e promoção de uma efetiva comunidade de cuidados.
As duas instituições estão comprometidas, na sua ação diária, com o bem-estar das pessoas em todas as idades e em construir ferramentas que possam ser transformadoras para um dos pilares essenciais e imprescindíveis de uma sociedade, as pessoas e a forma como cuidamos ao longo da nossa vida. Numa sinergia que nasce entre estas entidades, será organizado o seminário, no dia 21 de novembro, no auditório do IPDJ, onde o cuidado será o tema principal e alvo de todas as reflexões.
“O CAS Viseu procura melhorar e reforçar o apoio aos seus beneficiários através de maior diversidade e proximidade, aumentando a sua rede de parcerias, acordos e protocolos com outras instituições. Com este seminário procura-se incrementar a nossa participação na rede social onde nos inserimos e promover junto da família militar as boas práticas, modernas e inovadoras, que nos garantam enfrentar os desafios futuros com mais confiança e determinação” . (Coronel Lúcio Campos, Diretor do CAS Viseu)
“A nossa ação está centrada nos cuidados às pessoas e no apoio à comunidade. É fundamental estarmos atentos às boas práticas e contribuirmos para, nas múltiplas dimensões em que atuamos, uma atenção personalizada, humanizada e promotora dos direitos humanos. Estas ações formativas são imprescindíveis na densificação da rede social, divulgação e adoção de boas práticas.” (José Carreira, Presidente das Obras Sociais Viseu)
É urgente promover iniciativas que abram espaço para a reflexão conjunta sobre novos modelos de cuidado e que respondam às necessidades diagnosticadas, baseando as intervenções na promoção da dignidade humana e na garantia dos direitos das pessoas em todas as idades.
Qual o papel do CUIDADO para a criação de uma comunidade mais coesa, saudável, feliz e digna? Qual o papel da rede social no incentivo à colaboração comunitária? Qual o papel do educador social e de que forma a sua intervenção se mostra benéfica e eficaz na integração e fomento de uma sociedade que olha o cuidado? De que forma a nossa sociedade vê e se move nas questões do cuidado? Qual o impacto desse movimento na criação de uma comunidade para todas as idades?
Estas e outras questões estarão em reflexão e debate, no próximo dia 21 de novembro, no auditório IPDJ. Um momento de partilha de boas práticas onde demonstraremos a vitalidade de projetos e iniciativas que apoiam e reforçam o papel das instituições no disseminar e fomentar novos e diferenciadores modelos de cuidados que beneficiam toda a sociedade.
NO DIA 21 DE NOVEMBRO, JUNTE-SE A NÓS. VAMOS JUNTOS REFLETIR E DESENHAR NOVOS RUMOS PARA O CUIDADO, NA NOSSA CIDADE E NO NOSSO PAÍS!!!