OBRAS SOCIAIS DE VISEU DEIXAM PEGADA NO COMBATE AO IDADISMO NAS ESCOLAS DO 1.º CICLO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS INFANTE D. HENRIQUE

OBRAS SOCIAIS DE VISEU DEIXAM PEGADA NO COMBATE AO IDADISMO NAS ESCOLAS DO 1.º CICLO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS INFANTE D. HENRIQUE

As Obras Sociais Viseu, em parceria com a Associação Stop Idadismo, levaram  às escolas do 1.º Ciclo do Agrupamento Infante D. Henrique a temática do 𝙄𝘿𝘼𝘿𝙄𝙎𝙈𝙊.  A iniciativa “𝗔𝗠𝗜𝗚𝗢𝗦 𝗗𝗘 𝗧𝗢𝗗𝗔𝗦 𝗔𝗦 𝗜𝗗𝗔𝗗𝗘𝗦 – 𝗩𝗘𝗡𝗖𝗘𝗡𝗗𝗢 𝗢 𝗜𝗗𝗔𝗗𝗜𝗦𝗠𝗢” decorreu no âmbito das AEC’S, dinamizadas pelas Obras Sociais Viseu.

 

Este projeto evidencia a importância de introduzir o tema do idadismo nas escolas para promover a compreensão e a sensibilidade em relação às questões de idade desde cedo. Ao abordar o idadismo no ambiente escolar, podemos ajudar os/as alunos/as a reconhecerem e combaterem atitudes discriminatórias baseadas na idade, promovendo assim um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso para todas as idades.

Ao sensibilizar para as questões relacionadas com o idadismo nas escolas, estas podem ajudar os/as alunos/as a desenvolverem habilidades essenciais como a empatia, o respeito mútuo e o pensamento crítico. Assim, não só beneficia o ambiente escolar, mas também prepara os/as alunos/as para serem cidadãos/ās conscientes e inclusivos/as na sociedade.

Integrar o tema do idadismo nas escolas oferece uma oportunidade única para os/as alunos/as refletirem sobre as suas próprias atitudes em relação à idade e para explorarem como o idadismo pode afetar diferentes grupos etários. Isso pode ser feito através de atividades de enriquecimento curricular possibilitando discussões em sala de aula e projetos interdisciplinares.

Segundo José Carreira, dirigente das Obras Sociais Viseu e da Associação Stop Idadismo, Importa lembrar que o idadismo começa na infância e é reforçado com o tempo. Desde a mais tenra idade, as crianças captam mensagens subentendidas, emitidas pelas pessoas de seu círculo sobre os estereótipos e preconceitos da sua cultura, mensagens essas que são assimiladas em pouco tempo. Depois esses estereótipos orientam os seus sentimentos e comportamentos em relação a pessoas de diferentes idades e a si próprias.”

Vivemos numa sociedade cada vez mais diversificada, em termos de idade, e é essencial que os/as alunos/as estejam preparados/as para interagir e colaborar com pessoas de todas as idades. Ao fornecer uma educação sobre o idadismo, as escolas estão a capacitar os/as alunos/as para serem agentes de mudança e contribuírem para a construção de um mundo mais justo e inclusivo para todos/as.

“O Manifesto da Associação Stop Idadismo, alinhado com as três estratégias que melhor funcionam para reduzir o Idadismo – políticas públicas e legislação, atividades educativas e intervenções intergeracionais – no que concerne, por exemplo, à educação, defende a integração da perspetiva da Igualdade Entre Todas as Idades nos currículos escolares, nas práticas pedagógicas, individuais e coletivas, de docentes. Nós, em Viseu, tal como acontece nos Açores – Com a Casa do Povo de Santa Bárbara e o Governo Regional dos Açores – decidimos arregaçar as mangas e levar informação às nossas crianças, numa experiência que nos encheu as medidas. Foi de tal forma enriquecedor, aprendemos imenso com as crianças, que já estamos a trabalhar na criação de condições para que ele possa ser disseminado.”   

O projeto “Amigos de Todas as Idades: Vencendo o Idadismo” visou sensibilizar as crianças para a existência do Idadismo na sociedade; promover a compreensão da importância de respeitar pessoas de todas as idades; capacitar as crianças para reconhecerem e combaterem o Idadismo no seu ambiente escolar, familiar e comunitário. Fomos capazes de, em conjunto com todas as crianças, identificar exemplos de idadismo em situações do dia a dia; explorar como o idadismo pode afetar pessoas de diferentes idades; desenvolver a empatia e a compreensão em relação às experiências de pessoas de todas as idades.

O nosso propósito em cada escola foi sempre encorajar as crianças a serem defensoras da igualdade e a desafiarem estereótipos baseados na idade. Este é um tema que desmistificamos diariamente em todas as respostas sociais na nossa instituição e uma bandeira que erguemos em prol de uma sociedade onde possa existir uma verdadeira harmonia intergeracional.



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