05 Mar ACOLHIMENTO FAMILIAR “VISEU AFETOS” – UMA MEDIDA DO TAMANHO DO SEU CORAÇÃO
Cuidado, afeto, segurança e proteção… Elementos essenciais na infância, mas que não fazem parte do dia a dia de muitas crianças. Em Portugal, há apenas 3,5% de famílias de acolhimento que tomam conta de crianças e jovens em risco.
A resposta do ACOLHIMENTO FAMILIAR “VISEU AFETOS”, das OBRAS SOCIAIS DE VISEU constitui uma medida tutelar do sistema de promoção e proteção de crianças e jovens em perigo, com o objetivo de diminuir a colocação de crianças retiradas do seu meio natural de vida em casas de acolhimento, por estar provado que o mais benéfico para a criança ou jovem é crescer e desenvolver-se em ambiente familiar!
Apesar de toda a exigência do processo de candidatura e avaliação, esta é uma experiência enriquecedora e de grande aprendizagem para cada família, uma vez que cada elemento envolvido tem um papel fundamental na concepção e viabilização da certificação como família de acolhimento! É por isso também uma experiência de vida, porque cada pessoa é única e especial… e todas as histórias e experiências contam!
A equipa de acolhimento familiar trabalha todos os dias para que as nossas crianças e famílias de acolhimento possam viver esta experiência da melhor forma possível. A equipa explica a todos os interessados, os pressupostos da medida e o que é afinal ser família de acolhimento e acompanha-os diariamente em todos os momentos!
Ser família de acolhimento é ter um coração grande para poder amar alguém que não nos pertence! É ser casa temporária, aconchego permanente e afeto sem fim! Esta família que acolhe de forma temporária é e será sempre um porto seguro que ficará na história de cada criança acolhida! O “deixar ir”, não é sinal de fim e desapego, mas antes a mais bonita contribuição da família para o projeto de vida de cada criança, numa relação e memória que se perpetuem no tempo! Ajude-nos nesta missão de proporcionar um crescimento saudável e uma história feliz às nossas crianças!
Mude o rumo da história de uma criança dando o seu amor e cuidado, promovendo assim o seu desenvolvimento pleno! Seja família de acolhimento!!
VENHA AO NOSSO ENCONTRO PARA SABER COMO SER FAMÍLIA DE ACOLHIMENTO E DAR COLO A UMA CRIANÇA QUE POSSA PRECISAR DELE NESTE MOMENTO!
NOTA: Para ideias para artigos, propostas de entrevistas e mais informações, contacte:
Assessoria de Imprensa – NEUZA FRANCISCO
T: +351 963232900
- ACOLHIMENTO FAMILIAR – A resposta de Acolhimento Familiar de Crianças e Jovens “Viseu Afetos” surgiu, em setembro de 2022, na sequência de um acordo de cooperação celebrado entre o Centro Distrital de Viseu do Instituto da Segurança Social, I.P. e as Obras Sociais de Viseu. Este acordo surge da necessidade de dar resposta, em todo o distrito de Viseu, à formação de uma bolsa de famílias para acolher crianças e jovens em situação de perigo, em especial e de acordo com a legislação para esta resposta, com idades dos 0 aos 6 anos, para que estas, quando retiradas do seu meio natural de vida, possam ser acolhidas numa família devidamente capacitada, evitando, assim, a sua institucionalização.
- Obras Sociais de Viseu, um parceiro de referência na intervenção social e comunitária.
https://obrassociaisviseu.pt/ | https://capad.pt/