
16 Jan A ALZHEIMER EUROPE LANÇA CAMPANHA PARA AS ELEIÇÕES EUROPEIAS DE 2024
As Obras Sociais Viseu, no âmbito da resposta social Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e outras Demências, subscrevem na integra a campanha lançada, pela Alzheimer Europe, pelo reconhecimento da Demência como prioridade pública a nível europeu, no contexto das Eleições Europeias que ocorrerão em 2024. Colaboraremos com todos os nossos meios na campanha, desde logo, através da divulgação da mesma e da sensibilização da comunidade.
A campanha dirige-se a todos os cidadãos da União Europeia, assim como aos candidatos ao Parlamento Europeu e baseia-se no “Manifesto de Helsínquia” que descreve a situação atual da Demência na Europa e especifica diversas solicitações destinadas à Comissão Europeia, instituições e governos nacionais.
Juntamo-nos à Alzheimer Europe no apelo às cidadãs e aos cidadãos para que assinem a “Call to Action” de modo a veicular aos decisores políticos europeus duas ideias-chave:
- A DEMÊNCIA É UMA QUESTÃO FULCRAL PARA OS CIDADÃOS EUROPEUS.
- É FUNDAMENTAL QUE OS CANDIDATOS AO PARLAMENTO EUROPEU ASSINEM O “COMPROMISSO EUROPEU PARA PRIORIZAR A DEMÊNCIA – 2024” COMPROMETENDO-SE A COLABORAR COM A ALZHEIMER EUROPE, DURANTE A PRÓXIMA LEGISLATURA.
NOTAS IMPORTANTES:
- A DEMÊNCIA É A TERCEIRA CAUSA DE MORTE NA EUROPA E A SÉTIMA EM TERMOS GLOBAIS.
- A DEMÊNCIA REPRESENTA UM UM CUSTO, ESTIMADO EM 2019, PARA A EUROPA DE 392 MIL MILHÕES DE EUROS.
- EM 2025, 9.1 MILHÕES DE PESSOAS VIVERÃO COM DEMÊNCIA NA UNIÃO EUROPEIA, AUMENTANDO EM 2050 PARA 14.3 MILHÕES.
A Alzheimer Europe pressiona desta forma os decisores políticos europeus para que prestem mais atenção a esta doença e desenvolve uma campanha que se baseia em três diferentes documentos, destinados a diversas audiências, apelando a que a Demência seja priorizada como questão política:
O Manifesto de Helsínquia – Uma descrição da situação atual da Demência na Europa, especificando diversas solicitações destinadas à Comissão Europeia, Instituições e governos nacionais. O Manifesto será a base de trabalho da Alzheimer Europe nos próximos anos. As organizações europeias e nacionais são convidadas a subscrever o Manifesto.
A “Call to Action” – Destinada a que o público em geral solicite aos decisores políticos europeus que priorizem a Demência como uma questão política e que implementem as ações definidas no Manifesto de Helsínquia. Todas as pessoas são convidadas a assinar a “Call to Action” através do website da Alzheimer Europe.
O “Compromisso Europeu para priorizar a Demência – 2024” – Um compromisso que os candidatos ao Parlamento Europeu são convidados a assinar, apelando ao seu apoio para priorizar a Demência nas áreas da Saúde, da Investigação, da Política sobre Deficiência e Cuidadores Informais e apelando a que integrem a “European Alzheimer’s Alliance”, uma vez eleitos.
Todos os candidatos são convidados a assinar a Petição.