25 Jul Mês Mundial do Alzheimer 2023: ‘Nunca é cedo demais, nunca é tarde demais’.
A campanha ‘Nunca é cedo demais, nunca é tarde demais’ visa enfatizar o papel fundamental da identificação de fatores de risco e da adoção de medidas proativas de redução de risco para retardar e potencialmente até prevenir o aparecimento da demência. Inclui também estratégias contínuas de redução de risco para indivíduos que já receberam um diagnóstico.
Há uma consciência crescente de que a doença de Alzheimer e outras demências podem começar muitos anos antes dos sintomas.
Com a expectativa de que o número global de pessoas a viver com demência triplique até 2050, nunca houve uma necessidade tão urgente de entender e responder aos fatores de risco associados a essa condição.
As Obras Sociais Viseu, através do Centro de Apoio a Pessoas com Alzheimer e outras Demências, como vem sendo habitual, está a preparar uma programação especifica para desenvolver durante o mês de setembro de 2023, com o intuito de chamar a atenção da comunidade e sensibilizar os decisores políticos para a urgência de considerar as demências como uma questão de saúde pública e social. José Carreira, presidente das Obras Sociais Viseu, considera que, “A cada dia que passa, estamos a perder oportunidades para apoiar as pessoas com demência, os seus cuidadores e famílias. Urge a criação e implementação do Plano Nacional para as Demências.”