07 Jun ADI pede extensão do Plano de Ação Global sobre demência até 2029
O Plano de Ação Global da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre demência não está a atingir as metas propostas, colocando as pessoas que vivem com demência e os seus cuidadores em desvantagem.
Com apenas 20% dos Estados Membros da OMS cumprindo a sua promessa de criar um Plano Nacional de Demência (NDP) até 2025, a ADI está a pedir uma extensão do Plano de Ação Global sobre a resposta de saúde pública à demência na 76ª Assembleia Mundial da Saúde em Genebra , antes do lançamento do From Plan to Impact VI, que mapeia o progresso em relação ao Plano de Ação Global.
A prevalência da demência está a aumentar rapidamente, com cerca de 55 milhões de pessoas atualmente afetadas e até 85% sem receber os tratamentos e o suporte necessários.
A falta de progresso na implementação de Planos Nacionais para a Demência é preocupante, pois levanta dúvidas sobre a acessibilidade de futuras terapias de demência e muito mais.
As projeções sugerem que o número de pessoas com demência chegará a 139 milhões até 2050, enfatizando a necessidade urgente de ação imediata para enfrentar essa ameaça global à saúde pública.
Data de publicação: 24 de maio de 2023
Autor: Alzheimer’s Disease International