12 Abr I ROTEIRO PARA OS DIREITOS E PARA A CIDADANIA: Direitos dos Cuidadores – um processo em construção
No passado sábado teve lugar A 2.ª sessão do I Roteiro para os Direitos e para a Cidadania, promovido pelos projetos CLDS 4G Viseu Comunidade de Afetos e Viseu Positivo, dois projetos de intervenção social comunitária desenvolvidos pelas Obras Sociais Viseu.
Esta 2.ª sessão, subordinada ao tema “Direitos dos Cuidadores – um processo em construção: os direitos dos cuidadores e a dignificação da prestação de cuidados”, decorreu no formato de webinar e foi dinamizada em parceria com a Panóplia de Heróis – Associação Nacional de Cuidadores Informais (ANCI) e o Município de Viseu.
Neste webinar foi feita uma apresentação detalhada sobre os direitos dos cuidadores, nomeadamente, sobre o estatuto do cuidador informal, realizada por Maria dos Anjos Catapirra, vice-presidente da ANCI, após o que se seguiu uma discussão crítica e construtiva sobre as lacunas e falhas das atuais políticas públicas e das diferentes respostas disponíveis no apoio aos cuidadores informais e às pessoas cuidadas, com as intervenções de Liliana Gonçalves, presidente da ANCI, e José Carreira, presidente das Obras Sociais Viseu.
Foi uma sessão bastante participada e com grande riqueza na discussão, que envolveu 40 participantes durante cerca de duas horas.
O “I Roteiro para os Direitos e para a Cidadania” tem como focos a informação sobre os direitos e os apoios disponíveis nas áreas da deficiência e incapacidade, da dependência de terceiros e dos direitos dos cuidadores, mas também a promoção de uma discussão positiva e construtiva sobre estas temáticas.
Este roteiro desenrolar-se-á ao longo de 5 sessões temáticas, pretendendo-se prestar informação relevante sobre estes temas tão pertinentes, envolvendo técnicos e serviços com intervenção nestas áreas, mas também, e especialmente, a comunidade em geral, ao mesmo tempo que se promove a partilha de experiências e a discussão.