20 Set EXPOSIÇÃO “SINAIS DE ALERTA: ALZHEIMER E OUTRAS DEMÊNCIAS”
SINAIS DE ALERTA: ALZHEIMER E OUTRAS DEMÊNCIAS
- QUINTA DA CRUZ: Centro de Arte Contemporânea de Viseu
- 3 a 30 de setembro de 2021
A exposição “Sinais de Alerta: Alzheimer e outras demências” pretende chamar a atenção para os primeiros sinais destas doenças, numa perspetiva de divulgação científica à comunidade, sem estigmatizar a doença mental nem apresentar os estereótipos mais habituais na forma de apresentar e representar estas doenças.
O desafio de especializar 10 frases na Quinta da Cruz – Centro de Arte Contemporânea faz-se criando uma instalação que propõe uma imersão visual sensorial, enquanto percurso físico e mental de imersão numa escrita que atravessa o espaço.
O desenho expositivo propõe uma imersão mental nos 10 sinais de alerta da doença de Alzheimer e de outras demências. As frases “Perda de Memória”, “Trocar o lugar das coisas”, “Problemas de linguagem” e outros sete sinais de alerta ecoam visualmente no espaço a partir de 10 dispositivos lumínicos, em qua cada um apresenta um dos sinais, como se de pequenos flashes de memória se tratassem. Uma maiores e outras mais pequenas, as projeções das letras são como os sinais da doença: não têm todos a mesma intensidade e não se vêem todos ao mesmo tempo.
Os “projetores de sombras” em madeira usam tecnologia contemporânea – a iluminação led – mas são reminiscentes de tecnologias mais antigas como a lanterna mágica e o teatro de sombras, numa ideia de atravessar o tempo: da memória. As colorações da luz são feitas com marcador diretamente sobre a lâmpada e as frases escritas à mão sobre folhas de acetato, numa manualidade visível e assumida que atravessa toda a instalação.
A dimensão lúdica do espaço, apela ao jogo de sombras e à sobreposição de gestos sobre as frases, em novas camadas de sentidos.
Daniel Moreira e Rita Castro Neves