Técnico de Ação Educativa

Percurso formativo integrado em projeto financiado da Tipologia 1.08 ‐ Formação modular para empregados e desempregados, com frequência gratuita para os participantes

 

Enquadramento

O Percurso Formativo com UFCD´s do referencial de formação de “Técnico/a de Ação Educativa” pretende capacitar os/as formandos/as para o acompanhamento de crianças e jovens durante as suas atividades quotidianas e de tempos livres, identificando os fatores condicionantes do desenvolvimento e promovendo o seu desenvolvimento adequado, nomeadamente através da execução de atividades lúdico-expressivas adequadas à faixa etária.

 

Objetivos

  • • Reconhecer as fases do desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.
    • Identificar os fatores condicionantes do desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.
    • Identificar os sinais de alerta relativos aos problemas de desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos.
    • Reconhecer os tipos de alterações nas funções ou estruturas do corpo da criança dos 0 aos 3 anos.
    • Identificar os modelos familiares e as diferentes formas de parentalidade.
    • Colaborar com a família na defesa do superior interesse da criança.
    • Conciliar a vida familiar com a atividade de ama.
    • Reconhecer a importância da relação afetiva e pedagógica na educação da criança e jovens.
    • Apoiar a Intervenção em contextos educativos.
    • Colaborar no desenvolvimento e acompanhamento de atividades do quotidiano com crianças e jovens.
    • Identificar técnicas de expressão plástica.
    • Identificar jogos de psicomotricidade.
    • Desenvolver atividades lúdico-expressivas adequadas à faixa etária.

Destinatários:

Os candidatos devem cumprir os seguintes requisitos:
• Idade: igual ou superior a 18 anos e inferior a 66 anos
• Situação profissional (cumprir uma das seguintes situações):
a) Ativos empregados por conta de outrem
b) Ativos empregados por conta própria (trabalhadores independentes)
c) Desempregados NÃO DLD:
– Idade igual ou superior a 25 anos: inscrição no Centro de Emprego à menos de 1 ano
– Idade inferior a 25 anos: inscrição no Centro de Emprego à menos de 6 meses
• Habilitações literárias:
a) Ativos empregados: habilitações iguais ou superiores ao 9º ano
b) Desempregados NÃO DLD: habilitações iguais ou superiores ao 12º ano

Local de Realização: 

• Percurso formativo a realizar em regime de e-Learning (online)
• Sessões síncronas via Zoom, complementadas com a plataforma Moodle
• Exige que o formando disponha de computador e acesso à Internet

Data de Início: 

28 de Fevereiro de 2022

Horário pós-laboral (19h30 – 23h00), duas a três vezes por semana

 

Percurso Formativo*: 

UFCD Nº/h
9183 Desenvolvimento da criança dos 0 aos 3 anos – iniciação 25h
9186 Modelos familiares e formas de parentalidade 25h
10658 Recursos e Materiais Educativos 25h
10660 Atividades lúdico-expressivas 25h
Carga horária total 100h

Nota: Para obtenção da certificação profissional enquanto “Técnico/a de Ação Educativa” é necessário frequentar e certificar a totalidade das UFCD´s de índole tecnológica que integram o percurso, 29 UFCD´s obrigatórias, numa carga horária total de 1000 horas, mais 100 horas em UFCD´s opcionais.

Pré-inscrição - formação modular certificada

Este formulário serve para efetuar a sua pré-inscrição nos Percursos de Formação Modular Certificada.
Informamos que os dados presentes neste formulário são obrigatórios no âmbito do projeto de Formação Modular Certificada e da plataforma SIGO para emissão dos certificados de qualificações.
As Obras Sociais garantem a confidencialidade no tratamento dos seus dados.
A informação por si disponibilizada não será partilhada com terceiros e será utilizada apenas para fins diretamente relacionados com a formação em que se inscrever.

    Acompanhe formação obras sociais facebook

    Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Mais informação

    The cookie settings on this website are set to "allow cookies" to give you the best browsing experience possible. If you continue to use this website without changing your cookie settings or you click "Accept" below then you are consenting to this.

    Close