CURSO ATENÇÃO CENTRADA NA PESSOA E ELIMINAÇÃO DE CONTENÇÕES MECÂNICAS E FARMACOLÓGICAS

 

Duração: 24 horas

 

Datas: Disponível – Início Imediato

 

Destinatários: Técnicos/profissionais da área geriátrica, cuidadores e outros interessados na temática.

 

Enquadramento do Curso:

Assistimos ainda hoje a um modelo de cuidados a Pessoas Idosas muito centrado nas necessidades das organizações/serviços em contraponto a um modelo de cuidados centrado nas necessidades e desígnios da própria Pessoa beneficiária. Como consequência da adoção do modelo organizacional/assistencialista, a prática abusiva de contenções mecânicas e farmacológicas persiste, muito mais quando centrado em cuidados a Pessoas com Demência.

A presente formação pretende ser a introdução a um tema pouco ou nada abordado e, no entanto, muito presente nas rotinas organizacionais. Não porque os profissionais sejam maus, nem porque queiram voluntariamente maltratar, mas muitas vezes porque não se dão conta do impacto nefasto destas ações no outro e porque ficam emaranhados numa cultura tão protetora que valoriza e prioriza mais a segurança do que os direitos fundamentais dos cidadãos, e acima de tudo porque foram acostumados a cuidar com a possibilidade de recurso a sujeições. Portanto, é fundamental aprender novas formas de cuidar mais libertadoras do individuo e que não comprometem a sua segurança, saúde ou conforto.

 

Objetivo geral: Desenvolver conhecimentos para a aplicação da metodologia de Atenção Centrada na Pessoa e para a Eliminação de contenções mecânicas e farmacológicas na prestação de cuidados.

Objetivos Específicos:

No final da formação os/as formandos/as serão capazes de:

  • Diferenciar o modelo de cuidados centrado na organização do modelo de cuidados centrado na pessoa;
  • Pensar num modelo de cuidados centrados na pessoa, utilizando como referência a não utilização de contenções;
  • Colocar em prática os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa com Demência como forma de promover a sua autonomia, de satisfazer as suas necessidades psicossociais e de manter a sua dignidade;
  • Reconhecer as implicações negativas para a pessoa, associadas à utilização de contenções;
  • Reconhecer os benefícios da não utilização de contenções na prestação de cuidados à pessoa.

 

Conteúdos Programáticos:

Módulo 1 – Introdução ao Modelo Atenção Centrada na Pessoa (ACP)

  • Envelhecimento
  • Origem do Modelo
  • Dez Princípios ACP
  • Personhood
  • Pressupostos da ACP
  • Necessidades Psicossociais
  • Modelo VIPS
  • Introdução ao Modelo ACP

 

Módulo 2 – Da Realidade para a Prática das Contenções

  • Tipos de Contenções
  • Mecânicas/Físicas
  • Químicas/Farmacológicas
  • Problemática

 

Módulo 3 – Contenções e Motivos para a sua Utilização

  • Metodologia de trabalho
  • Contenções e Motivos para a sua Utilização
  • Motivos de contenção na prática
  • Causas que dão lugar a utilização de contenções
  • Complicações e efeitos negativos na utilização de contenções
    • Complicações e efeitos negativos na utilização de contenções físicas
    • Complicações e efeitos negativos na utilização de contenções químicas
  • Uso inapropriado das contenções
  • Programas para a não utilização de contenções

 

Módulo 4 – Modelo de Cuidados sem Contenções

  • Na direção da qualidade de Vida
  • Prevenção na utilização
  • Bioética
  • Biodireito
  • Diferenças entre modelo de cuidados com e sem contenções
  • Dignidade

 

Módulo 5 – Modelo de Cuidades Dignos – Libera-Care

  • Modelo de Cuidados Libera-Care
  • Pilar 1: Modelo de cuidados de Autonomia Benediciente
  • Pilar 2: Modelo de Cuidados Baseado na Pessoa
  • Pilar 3: Modelo de Gestão de Vida da Pessoa diferenciado
  • Pilar 4: Modelo de Cuidados centrado no uso de contenções

 

Formadora: Sandrina Néri

 Psicóloga Especialista na área de Avaliação e Intervenção Neuropsicológicas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Membro da Associação Nacional de Neuropsicologia.

Especialização Pós-Universitária em Controlo da Dor Clínica e Psicológica.

Prática Clínica e especialização junto da população adulta e pessoas idosas.

Integra o Projeto Centro de Apoio Alzheimer Viseu desde 2014, como Psicóloga, Neuropsicóloga Clínica e formadora. Principais atividades desenvolvidas acompanhamento psicossocial e psicoeducativo, apoio psicológico a cuidadores formais e informais de Pessoas com Demência; grupos de ajuda mútua para cuidadores; estimulação cognitiva e multissensorial em Pessoas com Demência, avaliações neuropsicológicas, rastreios cognitivos, ações de informação e sensibilização, formação especializada na área das demências, colaboração em parcerias e projetos, entre outras atividades.

Co-autora do livro: Grupos de Ajuda Mútua: Estratégias para uma Intervenção Psicossocial (2020). Com vários artigos de opinião publicados na Revista Envelhecer.

 

Forma de Organização

Curso em regime de Ensino a Distância online (E-learning). O curso funciona em modo assíncrono, podendo o formando realizar os trabalhos na melhor altura dentro do prazo do curso. O Curso desenvolve-se ao longo de 4 semanas, estando organizado em Módulos, sequenciais. Considera-se que os Formandos terão uma carga de trabalho total de 24 Horas.

 

Metodologias de formação

Todo o Curso decorrerá em regime de ensino a distância online (E-learning), assíncrono, na Plataforma Informática Moodle das Obras Sociais de Viseu, Lda., através de uma tutoria ativa e permanente, o que permite ao formando/a ler, refletir e analisar a informação antes de intervir, ao seu próprio ritmo e nos momentos que lhe sejam mais convenientes.

O Curso apoiar-se-á nas interações diversificadas possibilitadas pela Plataforma Informática Moodle (Fóruns, Decisões, Testes, Vídeos, Hiperligações, entre outras)

Em cada Módulo será criado um Fórum de Discussão moderado pelo/a Formador/a e que permanecerá aberto ao longo de todo o Curso. Nestes espaços, o/a Formador/a lançará desafios/perguntas aos Formandos, a que estes devem responder com base nos diferentes recursos disponibilizados pelo/a Formador/a, informação recolhida pelos próprios Formandos/as (com as devidas referências) e partilha de experiência pessoais.

No final de cada Módulo e no final do Curso, o/a Formador/a disponibiliza aos Formandos/as E-atividades (E-atividades Formativas e E-atividade Final, respetivamente) que estes devem realizar no prazo proposto e submeter no local indicado da Plataforma Informática Moodle.

A leitura e a reflexão individual deve ocorrer ao longo de todo o processo de aprendizagem.

O acompanhamento a prestar pelo/a Formador/a é ativo e permanente, sendo preferencialmente feito através dos Fóruns de Discussão abertos nos diversos Módulos e através do Sistema de Mensagens Pessoais disponível na Plataforma Informática Moodle.

 

Critérios e Metodologias de avaliação

O curso é avaliado de forma contínua e formativa. Esta avaliação é realizada ao longo do Curso, baseada na pertinência, relevância e oportunidade da participação de cada Formando nos Fóruns de Discussão e na realização da E-actividades propostas que podem assumir a forma de testes ou trabalhos.

 

Certificação

O/a formando/a terá acesso a um Certificado de Formação emitido no SIGO.

 

Inscrições Valor

75€ para público em geral

63,75€ para Associados das Obras Sociais Viseu, amigos Centro Apoio Alzheimer Viseu (CAAV) e antigos formandos/as

* Para inscrições de 2 formandos/as em simultâneo, desconto de 15% sobre o valor final de cada inscrição.

Pré-inscrição - formação modular certificada

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Informamos que os dados presentes neste formulário são obrigatórios no âmbito do projeto 3.32 ‐ Programa de Capacitação para o Investimento social e da plataforma SIGO para emissão dos certificados de formação profissional.

As Obras Sociais garantem a confidencialidade no tratamento dos seus dados.
A informação por si disponibilizada não será partilhada com terceiros e será utilizada apenas para fins diretamente relacionados com as ações de formação em que se inscrever.

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